quarta-feira, 4 de julho de 2012





CANYON DO LAGO XINGO

Uma fenda azul recortada por rochas acinzentadas é a primeira imagem que vê quem retorna de um mergulho no canyon do lago Xingó, no município de Canindé do São Francisco, em Sergipe. O pedaço de céu clarinho aparece entre as formações rochosas de arenito e granito, ao longo dos 60km² do lago Xingó. São pedras que parecem polidas à mão e, ao longo da margem, apresentam abóbadas naturais. No alto de uma dessas, está cravada a imagem de barro envernizada de São Francisco. Uma homenagem às águas do rio que leva o mesmo nome. O lago que virou um dos pontos turísticos do menor estado do país, é uma extensão do ‘‘Velho Chico’’.

Esse é um dos passeios prediletos dos visitantes de Sergipe. De lancha ou catamarã (tipo de embarcação que tem uma espécie de abertura no meio) é possível ter acesso aos lugares próprios para banho, onde a água verdinha brilha com os feixes de luz que as rochas deixam passar.


No percurso até a Gruta do Talhado, diversas formações rochosas chamam a atenção pela sua beleza: a Pedra da Águia cujo topo tem o formato da cabeça do animal e o Morro do Macaco, assim denominado porque antes do enchimento do reservatório, um bando de macacos-prego freqüentava o morro e costumavam jogar pedras nos visitantes. A Pedra do Japonês é uma bela formação rochosa que se assemelha ao rosto de um oriental, outra, a Pedra do Cruzeiro, parece com um homem montado em um cavalo

Tarifa por pessoa: R$130,00
Inclui: transporte, passeio no catamarã
Não inclui: Alimentos & bebidas, ingresso no museu de arqueologia de Xingo e barco opcional até a Gruta do Talhado

Nenhum comentário:

Postar um comentário